top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

Épico: November Rain, do Guns N’ Roses, ultrapassa a marca de 2 bilhões de views no YouTube


ÉPICO: NOVEMBER RAIN, DO GUNS N’ ROSES, ULTRAPASSA A MARCA DE 2 BILHÕES DE VIEWS NO YOUTUBE
Foto: Reprodução / Getty Images

O épico vídeo do clássico "November Rain", do Guns N’ Roses, é o primeiro clipe de rock dos anos 90 a ultrapassar a marca de dois bilhões de visualizações no YouTube. O clipe, lançado há 31 anos, foi disponibilizado na plataforma apenas em 2009 e se tornou o vídeo de hard rock mais visto de todos os tempos.


A música faz parte do álbum "Use Your Illusion I", de 1991, e sua versão original conta com nove minutos e dezessete segundos. O videoclipe que acompanha a faixa segue a história de um astro do rock (interpretado pelo cantor Axl Rose) e sua namorada (interpretada pela então namorada de Axl na vida real, Stephanie Seymour).

Em 2018, o vídeo de "November Rain" se tornou o clipe mais antigo a atingir um bilhão de visualizações no YouTube. "Foi uma produção épica", lembrou Slash ao escritor Clay Marshall. "Essa era mais a visão de Axl do que qualquer coisa. Minha contribuição foi que eu escreveria minha própria parte, no que dizia respeito a deixar o casamento e fazer a cena da igreja. A maneira como o diretor Andy Morahan filmou, pensei: 'Esta será a última coisa que farei', porque esses helicópteros estavam voando diretamente para mim. Pensei: 'Vai parecer legal fazer isso e esse será meu último dia.' Por ser uma produção tão elaborada, sendo um tipo de cara do rock despojado, eu pensei, 'Oh, Deus. Todas essas coisas!' Mas saiu incrível pra ca**lho. Agora, tanto tempo depois, é mais um tiro o chapéu para Axl do que qualquer coisa que atingiu esse limite. Eu sempre soube que essa era uma música legal. Eu nunca considero minhas obras com antecedência quão épico ou quão grande, porque sempre que você sente que é, vai na direção oposta. Você apenas faz; você aproveita o momento; e onde quer que vá, vai. Mas eu sempre soube que era uma ótima música."


O lendário guitarrista revelou em sua autobiografia que uma versão inicial de 18 minutos de "November Rain" foi gravada em uma sessão com o guitarrista Manny Charlton (da banda Nazareth) em 1986, antes das sessões do álbum de estreia do GN'R, "Appetite For Destruction".




bottom of page