top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

Pianista ucraniana comove o mundo ao tocar Chopin para se despedir de sua casa bombardeada; assista


Foto: Reprodução/ Internet

Uma cena comovente que diz muito sobre a violência desta guerra infeliz. Em meio aos escombros, uma pianista ucraniana tocou uma música de despedida, antes de deixar sua casa bombardeada.

Com a intensificação dos ataques russos na Ucrânia, o cenário de destruição no país aumenta a cada dia. Como muitos, o lar da pianista Irina Maniukina, localizado em Bila Tserkva, na região de Kiev, não foi poupado pelas bombas. Em 5 de março, a musicista encontrou sua casa em ruínas. Entre todos os seus destroços, algo que lhe era caro permaneceu intacto: seu piano.

Antes de sair de cena e se abrigar dos bombardeios, Irina Maniukina tocou algumas notas de Chopin. Uma cena forte e simbólica filmada e compartilhada no TikTok por sua filha, Karina: “Não vamos julgar, minha mãe é pianista profissional e resolveu tocar para largar esse caso”. Desde sua publicação, o vídeo já foi visto por quase dois milhões de pessoas em todo o mundo.

No final desta performance emocionante, Irina e sua filha Karina pegaram a estrada para Zhovkva, uma cidade ucraniana localizada perto da fronteira polonesa e atualmente poupada pelas forças russas.

Assista abaixo:


bottom of page