top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

O Futuro da Música ao Vivo: Freddie Mercury Pode Voltar aos Palcos Como Holograma

freddie mercury queen show rock in rio brasil
Foto: Reprodução / Getty Images

Rumores recentes indicam a possibilidade de um espetáculo holográfico estrelado por Freddie Mercury estar sendo planejado. A onda de especulações ganhou força após a Mercury Songs Limited, organização detentora dos direitos das obras solo do icônico vocalista do Queen, ter feito um pedido de registro de sua marca para aplicações em realidade virtual e 3D. A informação foi divulgada pela coluna Bizarre do jornal The Sun, que teve acesso ao documento. Segundo o relato, o registro visa cobrir "experiências imersivas em realidades virtual, aumentada e mista em 3D" destinadas a "ambientes virtuais", conforme mencionado pelo Music News. Esse movimento sugere a possibilidade de reviver o lendário músico nos palcos através de um avatar digital, numa abordagem semelhante ao sucesso alcançado pelos shows do ABBA Voyage em Londres.


Não seria a primeira vez que Freddie Mercury apareceria em forma póstuma nos palcos desde seu falecimento em 1991, devido a pneumonia brônquica, uma complicação da AIDS. Durante a 'Rhapsody Tour' do Queen, com Adam Lambert, uma ilusão óptica de Mercury emocionou o guitarrista Brian May. Entretanto, apesar da aparente probabilidade de um holograma da formação original do Queen ser desenvolvido, May já expressou hesitação quanto a esta ideia.

Em uma participação no The Graham Norton Radio Show, o guitarrista esclareceu que, embora a banda tenha considerado a ideia, prefeririam que tal show fosse realizado apenas após o falecimento de todos os membros. "Discutimos e analisamos hologramas de Freddie. Nós valorizamos a energia e o perigo dos shows ao vivo. Essa é a nossa prioridade," explicou. "Quando não estivermos mais aqui, então sim, podem fazer algo nos moldes do que foi feito com o ABBA. Mas, enquanto estivermos vivos, quero me apresentar ao vivo." May também mencionou que, nos shows ao vivo, utilizam uma tecnologia mais tradicional para "trazer" Freddie ao palco, especialmente em performances da música "Love of My Life", onde Freddie "se junta" a ele no final, mas ressalta que não se trata de um holograma.




bottom of page