Em 28 de julho de 1939, Judy Garland gravava "Over the Rainbow", uma das mais famosas canções do final da década de 1930.
Muitas pessoas dizem que esta música personifica as esperanças e sonhos de juventude sobre um mundo ideal de amor e alegria, trazendo consigo um universo de esperança e otimismo. Foi especialmente composta por Harold Arlen e Yip Harburg para a personagem de Judy Garland no filme O Mágico de Oz, de 1939. Posteriormente a canção acompanharia a atriz durante toda a sua vida e em todas as suas aparições públicas ela era solicitada a cantá-la.
Sua melodia melancólica e letra simples representam o desejo de uma pré-adolescente de escapar da desesperança do mundo, desde a tristeza da chuva até o brilho de um novo mundo "além do arco-íris" ("over the rainbow"). Expressa a crença infantil de que o "céu" magicamente abrirá uma porta de um lugar "onde os problemas se derretam como balas de limão" ("where troubles melt like lemondrops").
A canção atravessou gerações, ganhou versões em outros idiomas e regravações de vários artistas, de Willie Nelson a Rufus Wainwright e o elenco de Glee, e até foi usada pela NASA para acordar seus astronautas.
Comentários