top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

Há 36 anos, acontecia a gravação do single "We Are The World"


Foto: Reprodução

Em 28 de janeiro de 1985, acontecia a gravação da música “We Are The World”, em Los Angeles. A canção, escrita por Michael Jackson e Lionel Richie, foi produzida por Quincy Jones e dedicada às vítimas da fome na África.

A ação beneficente começou quando o cantor e ativista Harry Belafonte pediu a um empresário artístico chamado Ken Kragen para organizar um show beneficente para ajudar as vítimas da fome na África. Kragen levou a ideia em uma direção diferente, pedindo a seu cliente Lionel Richie para escrever uma música. Eles convidaram Michael Jackson e Quincy Jones, que embarcaram na ideia, e assim nasceu o USA For Africa. Depois que artistas como Stevie Wonder e Bruce Springsteen também aceitaram o convite, não houve problemas em atrair mais talentos.

Muitas estrelas participaram do projeto, entre elas: Ray Charles, Bob Dylan, Hall & Oates, The Jacksons, Billy Joel, Kenny Loggins, Bette Midler, Willie Nelson, The Pointer Sisters, Lionel Richie, Smokey Robinson, Kenny Rogers, Diana Ross, Paul Simon, Tina Turner, Cindy Lauper e Bob Geldof (idealizador do Live Aid, que aconteceria em julho do mesmo ano).

Quando "We Are The World" foi lançado, no dia 7 de março, rapidamente esgotou sua remessa inicial, transformando o single no mais rapidamente difundido na história da música pop. Nas semanas seguintes, o vídeo estourou na MTV, as estações de rádio tocaram a música em massa e, no total, mais de 147 milhões de dólares foram arrecadados para o combate à fome.

Em 2010 a canção foi regravada em apoio às vítimas do terremoto que arrasou o Haiti. A gravação aconteceu no Henson Studios, em Los Angeles, e contou com grandes nomes como: Tony Bennet, Barbra Streisand, Brian Wilson, Jonas Brothers, Pink e Kanye West.

Foto: Reprodução

Matéria: Kika Mesquita

© 2020 por Agência Transforma

bottom of page