top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

Coldplay revela que percebeu que "The Scientist" se tornaria um clássico durante a primeira audição


Coldplay revela que percebeu que "The Scientist" se tornaria um clássico durante a primeira audição
Foto: Reprodução / Getty Images

Prestes a desembarcar no Brasil para uma série de shows, o Coldplay conversou com o apresentador Zane Lowe no Apple Music Hits, e relembrou a experiência de gravar o aclamado álbum “A Rush Of Blood To The Head”, que recentemente completou 20 anos.

O disco estreou em primeiro lugar na parada de álbuns do Reino Unido e gerou hits como 'Clocks', 'In My Place', 'God Put A Smile upon Your Face' e ‘The Scientist’.


Na conversa, a banda falou sobre a primeira audição de ‘The Scientist’ e como sentiu que o single se tornaria um clássico e que o tocaria para sempre:

"Chris disse: 'Tenho essa música para tocar para você'", lembrou Guy Berryman. “Apenas no pequeno piano vertical, ele apenas tocou e cantou a música inteira do começo ao fim, e estava meio que terminada”.

“Nós ficamos tipo, ‘Uau, tudo bem. Isso é realmente bom'. Acho que todos nós sentimos um pouco de nervoso porque pensamos: ‘Uau, isso é tão bom. Como podemos adicionar instrumentos a isso?' Então, é basicamente para não arruinar a sensação que todos nós tivemos ao ouvir essa música incrível.”

Ele continuou dizendo que o resto da banda trabalhou em suas partes, antes de “praticamente” gravar a faixa inteira naquela mesma noite.

“Sempre sinto que nesse tipo de música você não precisa projetar demais ou pensar demais ou tentar três ou quatro versões diferentes antes de sentir que está certo – você pode se apaixonar por ela ou obtê-la imediatamente e gravá-la dentro de algumas horas”, continuou Berryman.

Enquanto isso, o baterista Will Champion disse que ainda consegue se lembrar claramente “de tudo sobre aquele momento”.

“Quando ouvi 'The Scientist' pela primeira vez, foi tipo, 'OK, com certeza vamos tocar para sempre'”, explicou ele.


Até hoje, o single continua sendo um marco nos shows ao vivo do Coldplay e faz parte do setlist apresentado na enorme turnê mundial do grupo, ‘Music Of The Spheres’, que desembarca no Brasil em poucos dias.


Em outra parte da conversa, Champion falou da "progressão natural" que a banda fez em 'A Rush Of Blood To The Head' após seu álbum de estreia, 'Parachutes' (2000):

“Nós não fizemos uma reunião de big band e dissemos: ‘Certo, temos que jogar isso fora e vamos começar de novo'”, disse ele. “Mas foi definitivamente um caso de ‘Vamos fazer algo que realmente nos capture porque estamos jogando muito bem no momento’.

“Estamos tocando ao vivo. Estamos jogando muito. Estamos muito bem ensaiados. Então vamos tentar tirar algo disso. Vamos tentar registrar isso”.

Após turnês vitoriosas nos Estados Unidos e Europa, o Coldplay chega ao Brasil em setembro para uma agenda lotada de shows em diversas cidades.


Comments


bottom of page