top of page

Tributo a Chris Cornell: membros do Soundgarden, Alice In Chains e mais se unem no coletivo King Ultramega

  • Foto do escritor: Kika Mesquita
    Kika Mesquita
  • 21 de jul.
  • 2 min de leitura

Foto: Reprodução/ Getty Images
Foto: Reprodução/ Getty Images

Oito anos após a precoce partida de Chris Cornell, uma nova homenagem musical promete manter vivo o legado do vocalista que marcou gerações. Batizada de King Ultramega, a iniciativa reúne integrantes de bandas lendárias como Soundgarden, Alice In Chains, Mastodon, Anthrax e Pantera em um coletivo rotativo que lançará versões de músicas do artista, com renda revertida para a MusiCares, fundação que oferece apoio a profissionais da música.


A primeira formação do projeto traz William DuVall (Alice In Chains) nos vocais, Bill Kelliher(Mastodon) na guitarra, Charlie Benante(Anthrax, Pantera) na bateria e Mark Menghi (Metal Allegiance), idealizador da homenagem, no baixo. Juntos, eles regravaram “Rusty Cage”, clássico do álbum Badmotorfinger (1991), do Soundgarden.


“Não houve um único momento que levou a esse projeto. Foi uma sequência de eventos que resultou na criação do King Ultramega”, explicou Menghi. “É uma forma de celebrar a voz de uma geração.”


Outras gravações já estão em andamento e devem contar com participações de nomes como Kim Thayil (Soundgarden), Alissa White-Gluz (Arch Enemy), Joe Satriani, Kenny Aronoff, entre outros. As faixas escolhidas ainda não foram divulgadas.


“Estou muito honrado em gravar ao lado de músicos tão incríveis”, disse Thayil. “É uma forma de celebrar o Soundgarden e, principalmente, a composição de Chris. E o mais admirável é que todos estão participando em apoio ao trabalho da MusiCares.”


Além do tributo, o nome de Chris Cornell continua presente nas movimentações da própria banda. Recentemente, Ben Shepherd revelou que os membros remanescentes do Soundgarden retomaram os trabalhos no último álbum com Cornell, interrompido com sua morte em 2017. E, em novembro deste ano, o grupo será oficialmente incluído no Rock and Roll Hall of Fame.


A expectativa agora gira em torno de quem assumirá os vocais na cerimônia de indução. Thayil confirmou que alguns nomes estão sendo cogitados, mas preferiu manter sigilo por enquanto: “É um padrão mais alto do que o habitual.”


Desde a morte de Cornell, o Soundgarden se apresentou apenas três vezes — em 2019, no show tributo ao cantor; em 2021, ao lado de Brandi Carlile; e em dezembro de 2023, com Shaina Shepherd. O King Ultramega surge agora como uma nova maneira de celebrar, com respeito e talento, a obra de um dos maiores ícones do rock moderno.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Fundado em 2020 

​Por: Kika Mesquita

bottom of page