top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

Rio2C 2024 começa hoje com uma vasta programação envolvendo 1.600 palestrantes, distribuídos em mais de 500 painéis, até 9 de junho, na Cidade das Artes

rio2c rio de janeiro
Foto: Reprodução / Divulgação

De 4 a 9 de junho, importantes nomes dos mais diversos setores da indústria criativa mundial estarão reunidos na Cidade das Artes na nova edição do Rio2C. A ampla programação – norteada pelo tema "The age of awareness” (“A era da consciência”) – traz aproximadamente 1.600 palestrantes do Brasil e de países como EUA, Inglaterra, Argentina, Nigéria e Israel, distribuídos em mais de 500 painéis multidisciplinares e transversais. Em constante crescimento, aumentando a cada edição a oferta de conteúdo, o maior encontro de criatividade da América Latina impulsiona o mercado, dilui fronteiras e aprofunda a interconexão de saberes através de conferências, workshops, masterclasses, meetups, rodadas de negócios, pitchings, além de trazer experiências em realidade virtual, games, shows e área gastronômica. Confira abaixo alguns destaques desta edição, cuja programação completa, com dias, horários e ementas, está disponível aqui.


AUDIOVISUAL


Na programação de painéis do setor audiovisual estão nomes como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries "Euphoria", "Valley of Tears" e "No man's land" e do filme "Beaufort", indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes "A lista da Vingança” (The Black Book), "Up North" e "Day of Destiny"; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários "#Shout" e "Brainwashed: Sex-Camera-Power", e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como "A Era do Gelo", "Rio" e "O Touro Ferdinando", e em 2023 lançou a live action "How to be a carioca".


Na seara dos grandes hits e megaproduções, o renomado produtor criativo Caleeb Pinkett, conhecido por seu trabalho em "Cobra Kai" e por ter presidido a produtora de Will Smith e de Jada Pinkett por 12 anos, compartilha sua experiência na produção de obras que cativam audiências globais.


O cinema argentino estará em peso nesta edição, com quatro personagens importantes do audiovisual do país. Armando Bo é o coautor dos filmes "Biutiful" e "Birdman", Axel Kuschevatzky, por sua vez, tem em seu currículo produções de destaque, como "O Segredo dos Seus Olhos" e "Argentina 1985" e a dupla de roteiristas, produtores e diretores Mariano Cohn e Gastón Duprat deixou sua marca com filmes e séries aclamadas, incluindo "Meu Querido Zelador" e "O Museu".


O Brasil é um dos maiores mercados consumidores no mundo, reconhecido por seu potencial criativo e econômico. A indústria audiovisual conta com quase 18 mil empresas registradas na Ancine, gera mais de 650 mil empregos, uma receita de R$ 60 bilhões anuais com tributos da ordem de R$7 bilhões, beneficiando diretamente setores tão diversos quanto alimentos, transportes, restaurantes, hotéis, eventos, tecnologia, música e moda. Também integram a pauta temas importantes para o setor, como o uso de inteligência artificial nos projetos, a retomada de políticas públicas, a aprovação da cota de tela de conteúdo brasileiro na TV por assinatura e no cinema, além da perspectiva de solução para questões ainda em discussão, como a regulamentação do streaming.


MÚSICA


Um dos grandes destaques do Rio2C 2024, Jody Gerson, CEO da Universal Music Group, vai conversar com o apresentador Zeca Camargo sobre a sua carreira de sucesso e jornada de liderança transformadora. Outra figura influente na indústria, Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum – a maior organização global de empresários musicais, com mais de 2.700 membros, incluindo representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade – também é destaque no programa. O evento promove também uma conversa com Mary Ellen Coe, Chief Business Officer do YouTube. Mary Ellen é responsável por conduzir uma ampla gama de iniciativas, incluindo YouTube Music, YouTube TV e o Programa de Parceiros do YouTube.


Se de um lado a programação musical traz uma pincelada dos principais temas em debate no mercado, com personalidades relevantes dos bastidores, de outro, dá também o devido protagonismo para nomes como Ney Matogrosso. O cantor é o convidado especial do painel “Ney Matogrosso, homem com H: uma jornada pelo legado Musical de um dos maiores ícones da música brasileira”, no GlobalStage, com moderação da jornalista e apresentadora da GloboNews Aline Midlej. No mesmo palco, Jão, fenômeno que lota estádios e arenas por todo o Brasil, conversa com seu empresário Renan Augusto e seu diretor criativo Pedro Tófani sobre as estratégias por trás do sucesso de sua gigante turnê que percorre o país, combinando uma experiência criativa única com alto engajamento de fãs.


Fafá de Belém também faz um balanço de sua trajetória artística em “Memórias: da Amazônia para o mundo, 50 anos de música com Fafá de Belém”, no StoryVillage, e Juliette fala sobre como a comunicação transparente com os fãs através das redes ajuda a criar uma relação sólida entre artistas e público no painel “Fãs - Formação e Manutenção de Comunidades”.


ESPORTES


No dia de abertura do Rio2C, o summit Sports & Innovation, uma parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, será dedicada à tecnologia e inovação no mundo dos esportes, que envolvem todo o ecossistema formado por atletas, fãs, marcas, empreendedores e agentes. Além da participação de grandes personagens das olimpíadas, como Jade Barbosa, confirmada nos jogos de Paris, e os medalhistas Fernando ‘Xuxa’ Scherer, Virna Dias e Alison Mamute, estarão nos painéis dedicados ao segmento importantes nomes dos bastidores, como Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano e Gustavo Herbetta, CMO do COB.


GAMES


O palco Game+, em parceria com a Player1, traz ao Rio2C discussões sobre os desafios atuais da indústria de games e e-sports, que buscam cada vez mais profissionalização e crescimento. O palco coloca em perspectiva boas práticas e a evolução na relação entre marcas e desenvolvedoras, além de destacar o trabalho de talentos, influenciadores e streamers que reforçam a conexão com suas respectivas comunidades, incluindo o gamer Machadinho, o ex-futebolista Wendell Lira, o apresentador gORDOx e a influenciadora Ana Xisdê. Entre os executivos do setor presentes nos painéis estão Valéria Desideri (Kit Kat), Gabriela Varela (Olgivy), Bruna Soares (Ubisoft), Roberta Coelho (MIBR), Leticia Monteiro (Omelete) e Diego Martinez (Riot Games). Neste ano, o Game+ traz também o formato de cases, onde marcas e agências compartilham com o público os resultados, êxitos e desafios de seus projetos. Patrocinadores e parceiros do Rio2C, como Banco do Brasil, Samsung, Claro, Intel, Riot Games, Heineken, e Kit Kat, estão entre as empresas que apresentarão dados e detalhes sobre algumas de suas iniciativas de sucesso no segmento.


CIÊNCIA E SAÚDE


Com painéis sempre muito concorridos, a ciência – em especial a neurociência – está presente em campos tão distintos quanto a arquitetura e o esporte. O arquiteto Rogério Gaspar vai contar no painel “Neuroarquitetura: Explorando a Interseção entre Saúde Mental e Design”, no BrainSpace, porque esse novo ramo tem ganhado espaço ao oferecer uma abordagem inovadora que considera os efeitos do ambiente no cérebro e no bem-estar humano. No Summit COB Sports Innovation I, Luciane Moscaleski – primeira neurocientista contratada por um time profissional de futebol, o Palmeiras – conversa com o ex-nadador e medalhista olímpico Fernando Scherer, sobre os segredos da preparação mental dos atletas, com moderação da jornalista esportiva Renata Mendonça.


INOVAÇÃO E TECNOLOGIA


O Rio2C proporciona uma série de conversas que mergulham não apenas nas inovações tecnológicas, mas também nas mentes criativas que as impulsionam. Além dos bastidores das mais recentes invenções do setor, o evento aborda também como elas impactam a vida cotidiana, remodelando o mundo que conhecemos, oferecendo insights valiosos sobre como o presente está moldando o futuro. O avanço da IA generativa, computadores quânticos, o monitoramento de asteróides, segurança facial e racismo e afrofuturismo são alguns dos temas presentes nos painéis dedicados setor, com especialistas que incluem o futurista Álvaro Dias, a cientista da computação Nina da Hora e o canadense J-O Dalphond, da PixMob, empresa especializada em wearables LED iluminados, cujos clientes incluem o Coldplay e a NBA.


MARCAS E CONSUMO


Na área de marcas e consumo, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald's por oito anos e autor do livro "D[ê] Propósito". Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024. O evento conta ainda com um dia inteiro dedicado ao tema, no summit Brands&Co, uma parceria com a Forbes.


MERCADO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS



Além do fenômeno do streaming Casimiro (Cazé TV) e as influenciadoras Jojo Toddynho e Blogueirinha, presentes na programação da conferência entre os dias 5 e 7 de junho, a Play9 – mediatech especializada na criação de conteúdo e ampliação de audiência multiplataforma para marcas e influenciadores – marcará presença pelo segundo ano consecutivo no Rio2C com um summit totalmente voltado para a Creator Economy. Entre os nomes que participarão deste recorte no dia da abertura do evento estão renomados criadores de conteúdo, como Leandro Karnal, Fátima Bernardes, Matheus Costa, Bomtalvão, Ramana Borba, Pedro Loos, Eliziane Berberian, Jooj Natu, Fábio Cruz (Fabão), Bruna Dias (DiasdeCacho) e Leonardo Bagarolo. Também estarão presentes nomes do quadro de executivos e colaboradores da Play9, como João Pedro Paes Leme (CEO), Gustavo Serra (CCO) e Andrea Hirata (CRO).


ARQUITETURA, MODA, DESIGN E ARTES


Os debates mais atuais e relevantes da arquitetura, moda, design e artes estarão no palco Arts&Crafts, com reflexões sobre sustentabilidade, meio ambiente, inteligência artificial, necessidades, desejos, estética brasileira e mercado. A programação de painéis dedicados aos setores traz entre os seus destaques a especialista em cultura e tecnologia Olivia Merquior, o arquiteto Pedro Évora, o tecnólogo criativo Toshio, o designer Guto Índio da Costa, Adriana Rouanet, diretora executiva e co-fundadora do Instituto Rouanet, Marcelo Freixo, atual presidente da Embratur, Fabio Cesnik, o artista plástico Heberth Sobral e a curadora Chris Laclau, entre outros.


FUTURO DO TRABALHO



Uma das marcas do Rio2C é dissecar assuntos que surgem como desafios para a sociedade contemporânea e para os mais diversos setores da indústria criativa. O evento traz uma série de temas relevantes para o mercado corporativo, reunindo CEOs, empreendedores, psicólogos e especialistas no setor de recursos humanos, em discussões sobre as novas tendências no segmento. No painel “Do ego para o eco: a força das conexões na criação de comunidades”, o diretor e roteirista Pedro Henrique França, a diretora criativa Luiza Voll e o professor Jota Marques conversam sobre como reagir à aceleração, individualismo e superficialidade de nossos tempos, com histórias e insights ancorados na força e no poder das comunidades. Andréia Sadi conduz a conversa com Mariana Ochs, Felipe Fortes, Renata Tomaz e Lune em Nativos ou Inocentes? O despertar da Consciência Digital, Um Chamado para as Próximas Gerações sobre os rumos possíveis para promover um avanço positivo do papel das tecnologias da informação nas novas gerações. Os destaques dos bate-papos dedicados ao assunto também incluem a idealizadora do Guia Desacelera SP, Michelle Prazeres, a psicóloga Ediane Ribeiro, Raquel Virgínia, CEO da Nhaí!, Helen Pedroso, da L'Oréal Brasil e a especialista em gestão de talentos Alê Miliatti.



MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE


A programação conta ainda com palestras dedicadas às questões socioambientais, focada nos desafios urgentes que influenciam nossa coexistência no planeta. Guiadas pelos 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os painéis abordam questões importantes como ESG, inclusão, diversidade e acessibilidade, inspirando ações concretas em direção a um mundo mais sustentável e equitativo. Os destaques da grade incluem discussões sobre os limites planetários, eventos climáticos extremos que estão se tornando cada vez mais comuns, a convergência entre inteligência artificial, inteligência humana e inteligência da natureza e a importância da preservação das florestas não apenas para mitigar as mudanças climáticas, mas também para assegurar benefícios duradouros para o equilíbrio do planeta e para a nossa própria sobrevivência. Nomes de diversas áreas, como o climatologista Carlos Afonso Nobre, a atriz Tainá Müller, o diretor de cinema Edivan Guajajara e Fabiano Scarano, curador do Museu do Amanhã são alguns dos nomes presentes nos painéis.


FESTIVALIA


No fim de semana, é a vez da Festivalia, com painéis, workshops, oficinas e masterclasses com os principais nomes do audiovisual. Felipe Neto e Gustavo Serra da Play9 abrem a programação do palco StoryVillage no sábado 8/6, para falar sobre as inovações e tendências emergentes no conteúdo digital, com foco em suas experiências e visões únicas sobre o futuro da Creator Economy no painel “Construindo um Ecossistema Creator-Centric, com Felipe Neto e Gustavo Serra”. No mesmo dia e palco, “Humor como estratégia de engajamento para impulsionar a música e a arte” traz o comediante e cantor Diogo Defante para falar sobre a relação entre humor, crítica social e criatividade e como artistas e músicos usam elementos cômicos criam conexões emocionais para engajar o público.



Já o comediante Gato Galáctico, nome de grande sucesso com as crianças, compartilha esinamentos sobre como se conectar com o público infantil, enquanto o jornalista e empresário Bruno Rocha, vulgo Hugo Gloss, divide com a apresentadora Sarah Oliviera insights estratégicos e táticas para se navegar efetivamente no cenário digital e alavancar autenticidade e engajamento na construção de uma boa reputação online.


Durante a Festivalia (8 e 9 de junho), o Soundbeats dá lugar ao PitchingShow: espaço para novos talentos se apresentarem por 30 minutos para uma plateia formada por integrantes de diversas áreas do meio musical. Esta Comissão da Música é formada por nomes como Zé Ricardo, VP artístico da Rock World e curador do Rio2C; Alexandre Sarthou, A&R Manager da Universal Music Publishing; Flavio Saturnino, fundador e CEO do Portal POPline, entre outros. Participam das apresentações Luciane Dom, Bela Maria, Yoún e Bia Nogueira, no sábado, e Concê, Anna Pêgo, Morcego e Aísha, no domingo. Os oito foram escolhidos por votação popular dentre os 12 selecionados pela curadoria, a partir de 300 inscritos.


SHOWS


Em 2024, o Rio2C Stage promete ser um dos principais pontos de encontros para o happy hour, nos seis dias de evento, com curadoria de gravadoras e agregadoras para montar um line up com diferentes cenas musicais brasileiras. Na área dos pilotis, no térreo, o Rio2C Stage abre a happy hour das 18h às 20h. A programação traz Batalha do Tanque, Amanda Coronha, Deadcat, Vinny Santa Fé, entre outros.


SUMMITS


Tradicionalmente abrindo a programação do Rio2C, serão cinco os Summits nesta edição. O Summit Creator Economy, em parceria com a Play9, Summit Brands&Co (Forbes), o Summit Sports Innovation (COB). Já o BITS – abreviação de Broadcast Innovation & Tech Show – vai descortinar os bastidores do audiovisual e, numa parceria inédita, Meta e Rio2C se uniram para capacitar a indústria da música, otimizar a presença em plataformas digitais e criar conexão com o público de maneiras inovadoras.


MERCADO


O Rio2C gera impacto econômico significativo para a cidade. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, a edição de 2023 trouxe um impacto positivo na economia da cidade superior a 300 milhões de reais. No entanto, muito superior ao impacto gerado na cidade e com efeito bem mais duradouro e abrangente, o Mercado do Rio2C tem como missão fomentar as indústrias criativas, impulsionando a geração de oportunidades, emprego e renda no setor, movimentando centenas de milhões de reais a cada edição. Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual. O Rio2C gera oportunidades nos Pitchings (Audiovisual, Creator, Editorial, Startups e Show), oferece mentorias com especialistas do mercado e lança Desafios Corporativos. Nas Rodadas de Negócios, que conectam os players em reuniões exclusivas com proponentes de projetos de diferentes setores, a novidade é a rodada de música, que se complementa ao Pitching Show, abrindo mais possibilidades para novos artistas e projetos musicais. Nesta edição, houve um número recorde em inscrições, sendo 1.533 nos Pitchings e 1.216 nas Rodadas de Negócios.


MEETUPS


Novidade na programação do Rio2C, os Meetups são um dos exemplos mais contundentes do aprofundamento da interconexão entre os diversos setores da indústria criativa. Serão encontros curados de 20 minutos com mesas redondas para conectar gravadoras, agregadoras, editoras, streamings, festivais, canais e agências de publicidade com os mercados de Games, Audiovisual, Marcas e Startups.


PRÊMIOS


O Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar o séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro.

Komentarze


bottom of page