"Padroeira da Liberdade": Rita Lee será homenageada pela Mocidade Independente no Carnaval de 2026
- Kika Mesquita

- 22 de mai.
- 1 min de leitura

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta quinta-feira (22/05) que Rita Lee será homenageada no Carnaval de 2026. O enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade” celebra o legado musical, estético e comportamental da artista que marcou gerações — um símbolo de vanguarda e transgressão, que foi muito além da música.
Para divulgar o tema, a escola espalhou réplicas gigantes dos icônicos óculos vermelhos de Rita por pontos emblemáticos do Rio, como o Largo da Carioca, o Boulevard Olímpico e os Arcos da Lapa.
O anúncio acontece no mesmo dia da estreia do documentário “Ritas” nos cinemas, e pouco tempo após o lançamento de “Rita Lee: Mania de Você” na plataforma Max, reforçando o impacto cultural duradouro da artista.
Desde os anos 1960, quando surgiu com Os Mutantes, até a carreira solo consagrada por sucessos como “Ovelha Negra”, “Lança Perfume” e “Mania de Você”, Rita sempre representou liberdade criativa e originalidade. Sua trajetória é também um manifesto pela valorização da cultura brasileira e da liberdade de expressão.
Rita Lee morreu em maio de 2023, aos 75 anos. Em 2026, sua história será contada na Sapucaí pela verde e branco da Zona Oeste, que será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval.










Comentários