Há 60 anos, nascia “Satisfaction”: um dos maiores clássicos do rock
- Kika Mesquita
- há 12 horas
- 1 min de leitura

No dia 7 de maio de 1965, um dos riffs mais icônicos da história da música surgiu quase por acaso em um quarto de hotel na Flórida. Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, acordou em Clearwater e descobriu que, ainda sonolento durante a madrugada, havia gravado uma ideia em sua fita cassete portátil. A gravação registrava alguns segundos de um riff de guitarra e uma melodia para o refrão — seguidos por cerca de 40 minutos de roncos.
Pouco depois, Richards mostrou a fita para Mick Jagger, que escreveu a letra da canção, em parte à beira da piscina do hotel. A composição foi desenvolvida rapidamente pela dupla, que testou a música em ensaios e apresentações antes de entrar em estúdio.Em 10 de maio, os Stones gravaram uma primeira versão nos estúdios Chess, em Chicago, em um formato mais cru.
Dois dias depois, em 12 de maio, registraram a versão final nos estúdios RCA, em Hollywood — agora com o uso do pedal fuzz, que deu ao riff sua sonoridade distorcida e marcante.
Lançada oficialmente nos Estados Unidos em 6 de junho de 1965, “Satisfaction” se tornou o primeiro grande sucesso dos Rolling Stones no país, chegando ao topo das paradas e ajudando a consolidar o grupo como um dos nomes centrais da explosão do rock nos anos 60. A canção também se transformou em símbolo de rebeldia juvenil e permanece, seis décadas depois, como um dos maiores clássicos da música mundial.
Comments