Ghost estreia no topo da Billboard 200 e quebra recordes com o álbum Skeletá
- Kika Mesquita
- há 1 dia
- 2 min de leitura

O novo álbum do Ghost, Skeletá, estreou diretamente no primeiro lugar da Billboard 200 (parada datada de 10 de maio), marcando um feito histórico para a banda sueca. Este é o primeiro número 1 do grupo nos Estados Unidos e o primeiro álbum de hard rock a liderar a parada em mais de quatro anos — desde Power Up, do AC/DC, em novembro de 2020.
Mais do que isso: Skeletá e Power Up são os únicos álbuns de hard rock a alcançar o topo da Billboard 200 na década de 2020. Se ampliarmos para os últimos dez anos, de 2015 até hoje, apenas oito álbuns de hard rock chegaram ao número 1 entre os 297 discos que ocuparam o topo da parada:
Skeletá – Ghost (2025)
Power Up – AC/DC (2020)
Fear Inoculum – Tool (2019)
We Are Not Your Kind – Slipknot (2019)
Concrete and Gold – Foo Fighters (2017)
Hardwired… to Self-Destruct – Metallica (2016)
Immortalized – Disturbed (2015)
Dark Before Dawn – Breaking Benjamin (2015)
Segundo dados da Luminate, Skeletá vendeu 86 mil unidades equivalentes nos EUA na semana de estreia (encerrada em 1º de maio), sendo 77 mil em vendas tradicionais. Só as vendas em vinil somaram mais de 44 mil cópias, impulsionadas por mais de 15 versões diferentes do disco em LP, além de edições colecionáveis em CD e fita cassete.
Esse número representa a maior semana de vendas em vinil da história para um álbum de hard rock desde 1991, quando a Luminate passou a monitorar esse dado. No ranking geral de rock, Skeletá ocupa agora a terceira maior semana de vendas em vinil da era moderna, atrás apenas de One More Time... do Blink-182 (49 mil cópias) e The Record, do Boygenius (45 mil), ambos lançados em 2023.
O desempenho também representa a melhor semana da carreira do Ghost, superando o pico anterior do álbum Impera (2022), que estreou em segundo lugar com 70 mil unidades, sendo 63 mil em vendas físicas. Agora, Skeletá marca a nona entrada da banda na Billboard 200 e sua quinta vez no top 10.
O álbum também inaugura uma nova era para o grupo, com a estreia do novo frontman, Papa V Perpetua. No entanto, Skeletá não passou sem críticas: a revista Far Out apontou que o disco “soa mais como uma tentativa apressada de reacender uma chama apagada do que uma evolução consciente do estilo da banda”.
Apesar das críticas, o impacto comercial é inegável: Skeletá é, até agora, o único álbum de rock, hard rock ou alternativo a alcançar o número 1 em 2025. E o Ghost segue firme na estrada com sua turnê mundial, que já passou pelo Reino Unido (incluindo a O2 Arena, em Londres) e segue agora para a Europa e América do Norte, com o próximo show marcado para o dia 7 de maio, na Uber Arena, em Berlim.
Comments