top of page

Despedida histórica: último show de Ozzy e Black Sabbath alcança 5 milhões de fãs ao redor do mundo

  • Foto do escritor: Kika Mesquita
    Kika Mesquita
  • 8 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Foto: Reprodução/ Divulgação
Foto: Reprodução/ Divulgação

No último sábado (5/07), o mundo assistiu ao fim de uma era. O Black Sabbath realizou sua última apresentação no evento “Back to the Beginning”, realizado no estádio Villa Park, em Birmingham, terra natal da banda. Com ingressos esgotados e uma plateia de mais de 40 mil pessoas no local, a despedida foi acompanhada também por mais de 5 milhões de fãs ao redor do planeta por meio de uma transmissão especial — vendida por R$ 82,25 (mais taxas) com direito a 48 horas de acesso.


A noite começou com Ozzy Osbourne apresentando um set solo ao lado de sua banda — formada por Zakk Wylde (guitarra), Mike Inez (baixo), Adam Wakeman (teclado) e Tommy Clufetos (bateria). Sentado em um trono preto, visivelmente emocionado, Ozzy cantou cinco músicas, incluindo quatro do icônico Blizzard of Ozz (1980): “I Don’t Know”, “Mr. Crowley”, “Suicide Solution” e “Crazy Train”. Também emocionou com a balada “Mama, I’m Coming Home”, de 1991.


Em seguida, os integrantes originais do Black Sabbath subiram ao palco: Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) se uniram a Ozzy para executar quatro hinos do heavy metal: “War Pigs”, “Iron Man”, “N.I.B.” e “Paranoid”. Ao final da performance, o vocalista declarou:

“É a última música de todas. O apoio de vocês nos permitiu viver um estilo de vida incrível. Obrigado, do fundo do coração.”


Logo depois, Ozzy foi surpreendido com um bolo de despedida, e o estádio foi tomado por um grandioso show de fogos de artifício. As palavras “Thank you for everything, you guys are fucking amazing. Birmingham Forever” surgiram nos telões, selando um momento histórico para o heavy metal.


O festival também contou com apresentações de nomes como Metallica, Slayer, Pantera, Lamb of God, Anthrax, entre outros. Toda a renda do evento será destinada a instituições beneficentes: Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice. Além disso, uma série de itens foram leiloados online para ajudar as mesmas entidades — entre eles guitarras Gibson autografadas, uma máquina de pinball do Guns N’ Roses, e discos de ouro do Sabbath, Led Zeppelin e Metallica.


Com lágrimas, gratidão e potência, o Black Sabbath se despediu como merecia: reverenciado, ovacionado e eterno.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Fundado em 2020 

​Por: Kika Mesquita

bottom of page