top of page

Rio2C 2025 começa com debates sobre tecnologia, moda, games e audiovisual

  • Foto do escritor: Kika Mesquita
    Kika Mesquita
  • 1 de jun.
  • 2 min de leitura
Foto: Reprodução / Divulgação / Rio2C
Foto: Reprodução / Divulgação / Rio2C

A edição 2025 do Rio2C começou no dia 27 de maio, na Cidade das Artes, reunindo grandes nomes da indústria criativa em uma maratona de debates, painéis e experiências que seguem até este domingo, 1º de junho. Apresentado pela Petrobras e pelo Governo Federal, o maior encontro de criatividade da América Latina promove conexões entre os setores de audiovisual, moda, música, games, tecnologia, sustentabilidade, educação, esportes e inovação.


O primeiro dia foi marcado por sete summits temáticos, incluindo:


Acontece Globo, que celebrou os 100 anos do Grupo Globo;


Fashion System, com foco inédito na moda, em parceria com a Iara;


Creator Economy, promovido pela Play9;


Brands&Co, com curadoria da Forbes Brasil;


Game+, voltado ao universo gamer e dos eSports, com a Player1;


FAST Summit, sobre o crescimento do streaming gratuito com anúncios, promovido pela Samsung TV Plus;


Meta Loves Music, realizado em parceria com a Meta.


Além dos summits, o projeto “Por onde anda sua cabeça?”, conduzido por Raoni Carneiro, abriu espaço para entrevistas com personalidades como a cantora Iza, o arquiteto Isay Weinfeld e a empresária Kamilla Fialho.


Destaques do dia

No Global Stage, Paulo Marinho (CEO da TV Globo) celebrou o centenário da emissora e destacou o Oscar conquistado por “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, como reflexo do investimento da Globo em conteúdo original. Ao longo do dia, o grupo promoveu painéis sobre os próximos 100 anos da empresa (com a pesquisadora Iara Poppe), parcerias com grandes produtoras (como Conspiração, Disney e Gullane), e três pilares da programação da TV Globo: Jornalismo (com Renata Lo Prete e César Tralli), Esporte (com Pedro Bassan e os campeões olímpicos Daiane dos Santos e Isaquias Queiroz) e Novelas (com Manuela Dias, Rosane Svartman, George Moura e Leonora Bardini).


O Fashion System surpreendeu com presenças internacionais como Bella Freud, Adama Paris e Christelle Cagi Nicolau. Mediado pela psicanalista Maria Homem, o painel discutiu como identidade e cultura moldam a estética na moda. O CEO da C&A, Paulo Corrêa, também participou da abertura do summit, discutindo o futuro do varejo de moda.


No summit Creator Economy, influenciadores e profissionais debateram tendências, métricas e os bastidores da indústria de conteúdo digital — incluindo a polêmica planilha dos influenciadores. Já o Meta Loves Music trouxe nomes como Angélica, Rapha Vicente e Thiago Pantaleão.


O Brands&Co apresentou insights sobre branding, cultura organizacional e o futuro do marketing, com nomes como Ana Couto, Paula Lindenberg (Diageo), Tatiana Ponce (Natura) e Milton Beck (LinkedIn).


No FAST Summit, especialistas de empresas como Globo, Paramount, Samsung, Pluto TV e Google discutiram as mudanças no audiovisual com a ascensão dos canais FAST (Free Ad-Supported Streaming TV).


Encerrando os destaques, o summit Game+ colocou os games no centro do debate. Com um mercado que movimenta mais de US$ 187 bilhões, os painéis trataram da presença do Brasil no cenário global, novas economias como Roblox e Fortnite, e o futuro dos eSports. Participaram representantes da Twitch, COB, CBSK, Kings League, entre outros.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Fundado em 2020 

​Por: Kika Mesquita

bottom of page