top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

Rio2C 2023 reúne grandes estrelas e executivos da música na Cidade das Artes


rio2c gilberto gil kondzilla
Foto: Reprodução / Internet

Evento que acontece de 11 a 16 de abril, na Cidade das Artes (Rio), será aberto com palestra da multipremiada cantora, compositora e ativista africana Angélique Kidjo e terá ainda o ícone Gilberto Gil e jovens celebridades como Ludmilla, Dilsinho e Kondzilla.


Organizada em torno do conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente sua imagem para o resto do mundo – a edição deste ano do Rio2C terá uma extensa e bem povoada programação tratando de diferentes aspectos da música, que é, sem dúvida, um dos principais veículos de divulgação de nossa cultura.


O maior encontro de criatividade da América Latina ocupará novamente todo o complexo da Cidade das Artes, no Rio, de 11 a 16 de abril, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. Serão discutidos temas como o futuro dos shows, a importância das redes sociais para o lançamento de artistas, a indústria na era da distribuição digital e como as tradições afrobrasileiras influenciam a identidade musical do país.


Caberá à cantora multipremiada Angélique Kidjo a palestra inaugural do evento, no dia 11 de abril. No painel intitulado Vozes da Transformação, a artista e ativista beninense conversará sobre humanidade, a música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afrobrasileira. Vencedora de cinco prêmios Grammy, Angélique é uma das mais importantes artistas da música contemporânea, eleita pela revista “Time” como uma das pessoas mais influentes do mundo, embaixadora da UNICEF e criadora da fundação Batonga, dedicada a apoiar a educação de jovens meninas na África.


Outra estrela musical, Gilberto Gil, repassará sua trajetória audiovisual no painel Tempo Rei - um Reencontro entre o Músico e Compositor Gilberto Gil e o Diretor Andrucha Waddington, mediado por Flora Gil. O trio revisitará as histórias e curiosidades sobre os projetos realizados – desde Tempo Rei (1996) até a série documental Viajando com os Gil, continuação do projeto Em Casa com os Gil – e conversam sobre a parceria de quase trinta anos em que transpõem para as telas as canções e reflexões do artista baiano.


Das origens na favela até se tornar um dos maiores nomes do pop brasileiro contemporâneo, a cantora, compositora e empresária Ludmilla também é um dos destaques da programação. Vencedora do Grammy Latino 2022 com “Numanice” e 1ª cantora negra latino-americana a atingir 1 bilhão de streams no Spotify, ela ocupará o palco principal do evento (o Global Stage) no dia 13, com a palestra A Braba Sou Eu: A Trajetória de Ludmilla da Favela ao Sucesso Internacional.


No mesmo dia, o cantor Dilsinho, que extrapolou as fronteiras do pagode para se tornar um dos artistas mais bem-sucedidos de sua geração, será entrevistado ao vivo para falar sobre suas colaborações com artistas de diferentes gêneros musicais, como Ivete Sangalo, Ferrugem, Luisa Sonza e Léo Santana. Completando 10 anos de carreira em 2023, Dilsinho se destaca pelo perfil irreverente e já ultrapassou a marca de 6 bilhões de plays nas plataformas de música e de 17 milhões de seguidores nas redes sociais.


Konrad Dantas, o Kondzilla, dono do maior canal brasileiro no YouTube (com mais de 66 milhões de inscritos e 37 bilhões de visualizações) será entrevistado no painel Lições da Música para o Audiovisual. O produtor paulista, que vem ampliando sua atuação no segmento com a produção de obras de sucesso, como a série Sintonia, um dos projetos nacionais mais assistidos da Netflix, falará sobre direitos autorais, recolhimento de royalties, modelos de negócios, estratégias de distribuição e as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital, como a possibilidade de criação de comunidades de fãs e a oferta de conteúdo personalizado.


O empresário também estará no painel Buyout: Your Music Your Future, que trata da campanha educacional de mesmo nome, criada nos EUA para informar artistas e compositores sobre a aquisição de direitos autorais, e que se transformou em plataforma global. Kondzilla estará ao lado dos compositores Alexis Cuadrado e Flavia Tygel e do diretor e roteirista Cesar Charlone para discutir as opções de remuneração dos criadores e os impactos das vendas de seus direitos autoriais no processo conhecido como “buy-out”.


NOS BASTIDORES DA INDÚSTRIA


Os bastidores da música continuam trazendo inúmeras discussões relevantes para o futuro da indústria. Eleito pela revista “Billboard” um dos dez nomes mais poderosos do mercado fonográfico, Lyor Cohen, head global de música do Google e Youtube, tem a carreira entrelaçada com o crescimento do hip-hop, incluindo trabalhos com artistas do porte de The Killers, Ed Sheeran, Bruno Mars, The Black Keys, Kanye West, Bon Jovi, Mariah Carey e Jay-Z. O executivo – ex-presidente da Def Jam, uma das maiores gravadoras de rap da história, e ex-CEO do Warner Music Group – vai contar histórias dos primórdios da cena, além de falar sobre a explosão da música latina, de sua visão do futuro da música e como o YouTube se encaixa nele.


Quem também tratará da música latina será o colombiano Jorge Mejia, Presidente e CEO da América Latina da Sony Music Publishing e pianista clássico indicado ao Grammy Latino. Ele conversa com Susan Butler (Music Confidential) sobre o incrível crescimento do número de fãs de música latina em todo o mundo, o mercado atual de oportunidades de sincronização audiovisual e as tendências que o gênero musical pode seguir local e globalmente.

No painel No Ritmo do Branding: o Poder da Música na Publicidade, alguns dos mais importantes executivos internacionais irão discutir as possibilidades e os impactos da relação entre música e publicidade no mercado. Molly Neuman, CMO da Downtown Music, Alex Menck, head das Américas da BigSync, e Diederik van Middelkoop, CCO da Amp Amsterdam, vão compartilhar suas visões sobre a conexão emocional que a música traz para campanhas de marca e o alinhamento com os seus valores, bem como a sua importância na criação de experiências únicas para o consumidor, além do papel da indústria na formação de movimentos culturais e seu impacto no comportamento de consumo do público.

FESTIVALIA


O fim de semana de encerramento do Rio2C é dedicado à Festivalia, voltada ao público jovem, para conectá-lo às principais empresas e profissionais por meio de oficinas, workshops, masterclasses, keynotes e bate-papos. Ela oferece mapeamento de novos talentos, mentorias, entretenimento e ainda aproxima fãs de seus ídolos.


É nesse sentido que acontecem workshops como o do #ESTUDEOFUNK, programa de residência artística musical da Fundição Progresso para funkeiros. Taísa Machado (Diretora Artística) e Vanessa Damasco (Diretora Geral) estarão ao lado da MC Lizzie para passar os macetes para quem quer se desenvolver como MC, dançarino, DJ ou beatmaker (#ESTUDEOFUNK: Uma Experiência de Música e Movimentos, 15/4).


Quem tem interesse pela parte executiva da carreira musical não pode perder duas masterclasses que tratarão de aspectos cruciais: Tomás Miranda, Especialista em Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Sympla, falará sobre Marketing para Eventos: Planejando o Sold Out! (15/4), destrinchando o que levar em conta no momento de planejar a experiência dos participantes em eventos, incluindo controles de gestão, estratégias de divulgação e marketing, para quem quer preparar o seu próprio evento. Já Claudia Nogueira, Especialista de Distribuição do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), mostrará o passo a passo para receber rendimentos de direito autoral de músicas na masterclass Tudo o que Você Precisa Saber para Receber Direitos de Execução Pública (15/4).


A cantora e compositora Antonia Medeiros, que participou do “The Voice Brasil” e viralizou na web, participará de uma palestra com Carolina Moreira, gerente de parcerias de conteúdo musical da SoundOn, onde compartilharão insights e dicas práticas sobre como usar efetivamente as mídias sociais para impulsionar uma carreira artística (Como Usar o Social para Aumentar a Sua Visibilidade de Artista?, 15/4).


No domingo (16/4) o público encontrará uma das atrações internacionais deste Rio2C: Shawn James, cantor e compositor de "Through the Valley" – uma das músicas mais famosas do jogo "The Last of Us Part II" – compartilhará sua experiência em conversa com Nando Machado, CEO da ForMusic, uma das maiores empresas de gestão de carreira musical do Brasil. Juntos no painel Como Surge um Hit?, eles debaterão essa que é uma das principais questões da indústria musical – e, ao final, Shawn dará uma amostra de seu talento para o público.


A parte musical da Festivalia inclui ainda o PitchingShow, plataforma de lançamento de novos artistas já consagrada no Rio2C. Nesta edição, oito escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem pocket shows de 30 minutos cada um, para profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – e para o público em geral. No sábado (15/4) apresentam-se Karen Francis – amazonense de 22 anos que foi a favorita no voto popular – Julia Svacinna (RJ), Coral (BA) e Marilia Lopes (SP). No domingo (16/4), tocam Bruna Alimonda (PE), Luana Berti (SC), Luis Otávio (RJ) e Augusta Barna.

bottom of page