Radiohead pode estar prestes a anunciar turnê em 2025
- Kika Mesquita
- 18 de mar.
- 3 min de leitura

O retorno do Radiohead aos palcos pode estar mais próximo do que os fãs imaginavam. Segundo informações divulgadas pelo Resident Advisor, a banda já teria datas reservadas para uma série de shows na Europa ainda este ano, sinalizando uma possível turnê.
O indício mais forte veio de um leilão beneficente realizado pelo colégio Palisades High School, em Los Angeles, para arrecadar fundos para vítimas de incêndios. Entre os itens oferecidos, estavam quatro ingressos para um "show do Radiohead à escolha do vencedor". A doação partiu da Blueyed Pictures, empresa que gerencia a banda, e a descrição do prêmio mencionava que a escolha do local e da data dependeria da "agenda da turnê". O leilão foi encerrado no dia 17 de março.
Além disso, uma fonte próxima ao grupo confirmou ao Resident Advisor que Thom Yorke e companhia já garantiram reservas em algumas cidades europeias para uma série de apresentações no formato de residência no outono (entre setembro e dezembro).
Se confirmada, essa será a primeira turnê do Radiohead desde 2018, quando encerraram a série de shows do álbum "A Moon Shaped Pool" com uma apresentação na "Wells Fargo Center", na Filadélfia.
Novo registro empresarial reforça rumores
A especulação sobre a volta do grupo ganhou ainda mais força após a banda registrar uma nova entidade legal na última semana. O Radiohead criou uma parceria de responsabilidade limitada (LLP) chamada RHEUK25, um movimento que já fizeram anteriormente antes de anunciar novos álbuns, turnês ou relançamentos.
Essas LLPs permitem que a banda administre seus negócios de forma independente, sem depender de gravadoras ou empresas externas. Todos os cinco membros – Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Philip Selway – estão listados como responsáveis legais pela nova entidade. No entanto, até o momento, o grupo não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Desde que se desvincularam da EMI/Parlophone após Hail To The Thief (2003), o Radiohead tem operado de maneira independente. Em 2007, lançaram In Rainbows no inovador formato "pague quanto quiser", através de seu site. Desde então, seus lançamentos físicos são distribuídos em parceria com a XL Recordings.
Thom Yorke se mantém evasivo sobre o futuro da banda
Apesar dos crescentes rumores, os integrantes do Radiohead têm evitado falar sobre os próximos passos do grupo. No ano passado, Thom Yorke chegou a dizer que "não dá a mínima" se os fãs querem um retorno da banda.
Em entrevista à rádio australiana Double J, o vocalista foi direto:
"Não estou ciente disso e, sinceramente, não dou a mínima."
Ele ainda acrescentou:
"Sem querer ofender ninguém – e obrigado por se importarem –, mas acho que já ganhamos o direito de fazer o que faz sentido para nós, sem precisar dar explicações ou nos adequar à visão histórica de alguém sobre o que deveríamos estar fazendo."
Já o baixista Colin Greenwood foi mais receptivo à ideia de uma reunião. No ano passado, ele revelou à NME que a banda passou alguns dias ensaiando no estúdio The Church, o mesmo onde finalizaram OK Computer em 1996.
"Foi muito divertido. Íamos ensaiar por três ou quatro dias, mas percebemos que já estávamos bem depois de dois. Meu irmão (Jonny Greenwood) disse que, com algumas semanas de ensaio, poderíamos cair na estrada sem problemas."
Embora os integrantes estejam envolvidos em projetos individuais, os sinais de um possível retorno do Radiohead aos palcos estão cada vez mais evidentes. Com o novo registro empresarial, os ingressos doados e as supostas reservas para shows na Europa, tudo indica que um anúncio oficial pode estar a caminho.
Comentarios