
Em 16 de março de 1965, os Rolling Stones chegavam ao topo da parada britânica com o single “The Last Time”. A música foi a primeira composição da dupla Mick Jagger e Keith Richards para os Stones. Gravada no RCA Studios em Hollywood, Califórnia, "The Last Time" foi o terceiro single da banda a alcançar a primeira posição no Reino Unido, passando três semanas no topo, entre março e abril de 1965.
A música foi creditada a Jagger e Richards, mas seu refrão é idêntico ao da tradicional canção gospel "This May Be the Last Time", gravada em 1954 pelos The Staple Singers. Richards confirmou essa inspiração em uma entrevista no ano de 2003.
“The Last Time” também foi alvo de uma grande polêmica envolvendo a banda The Verve e seu principal hit, “Bitter Sweet Symphony”, que possui um sample da música dos Stones.
Allen Klein, agente da banda britânica, processou o frontman do The Verve, Richard Ashcroft, reivindicando os direitos autorais da faixa, lançada em 1997, para os Rolling Stones. Klein ganhou o processo e todos os direitos gerados por "Bitter Sweet Symphony" foram para Mick Jagger e Keith Richards.
Em 2019, o caso teve uma reviravolta e a disputa teve um fim quando Jagger e Richards devolveram os direitos da faixa para Ashcroft e o The Verve.
Matéria: Kika Mesquita
Comments