Em 06 de abril de 1966, os Beatles iniciavam as gravações do fantástico álbum “Revolver”.
A banda vinha em uma crescente de qualidade e inovação artística, e queria produzir um álbum para marcar a entrada definitiva do grupo em uma fase de musicalidade madura com surpresas e temas mais profundos.
A primeira canção gravada para o álbum foi "Tomorrow Never Knows" composta por John Lennon e creditada à dupla Lennon / McCartney. A música marcou uma mudança radical na sonoridade da banda, que passou a explorar todo potencial da gravação em estúdio, sem nenhuma preocupação de reproduzir o resultado em shows. Muitos dos efeitos e truques de estúdio utilizados na música eram, até então, inéditos para a época.
A gravações do álbum, que a princípio se chamaria Abracadabra, se estenderam até o dia 22 de junho. Mas, próximo ao lançamento, a banda mudou de idéia e o álbum ganhou o nome Revolver, fazendo referência ao movimento de rotação, à rotação do LP na vitrola e à própria rotação (e renovação) de idéias e musicalidades.
O sétimo álbum dos Beatles foi lançado em 5 de agosto de 1966 no Reino Unido e em 8 de agosto nos EUA. Atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e inglesa. Considerado uma obra-prima, o álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.
Matéria: Kika Mesquita
Comments