Em 13 de abril de 1973, Bob Marley & The Wailers lançava seu quinto álbum de estúdio, “Catch a Fire”.
O trabalho nasceu de um momento um tanto quanto desesperador vivido pelo grupo, depois de se apresentar e gravar com Johnny Nash no Reino Unido. Nash partiu para os Estados Unidos e deixou a banda sem dinheiro suficiente para retornar à Jamaica. Os músicos procuraram o produtor Chris Blackwell, que concordou em adiantar dinheiro para os Wailers voltarem à Jamaica e gravarem um álbum com a condição de lançarem pela Island Records.
Com nove canções, duas delas escritas por Peter Tosh e as demais por Bob Marley, o trabalho foi inovador, pois seus singles foram lançados em um disco de longa duração. Anteriormente, os discos de reggae eram lançados como compactos contendo apenas uma faixa no lado A e a parte instrumental no lado B.
Considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos, “Catch a Fire” levou o grupo ao status de estrelas internacionais e conduziu o reggae ao primeiro plano. Com letras de caráter social e militante, as músicas também traziam uma visão otimista em relação a um futuro livre de opressões e agradaram ao público. O álbum foi bem-sucedido nas paradas americanas, alcançando a posição 51 na Billboard, além de ser classificado em 123º na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
Matéria: Kika Mesquita
Comments