Em 17 de março de 1979, Gloria Gaynor alcançava o primeiro lugar da parada britânica de singles com o clássico "I Will Survive". A música, escrita por Gloria, Freddie Perren e Dino Fekaris, foi lançada como lado B de uma versão da cantora para a canção "Substitute", dos Righteous Brothers.
Hit mundial, a letra de "I Will Survive" mostra o ponto de vista de uma mulher que sofre muito após o término de seu relacionamento, mas consegue dar a volta por cima e seguir sua vida de cabeça erguida. Originalmente, a intenção da música era abordar a discriminação que as mulheres negras americanas sofriam, mas além de cântico da libertação feminina, seu tema forte de superação a tornou um hino do universo gay. Sobre a trajetória do hit, Gloria disse em uma entrevista: “Não acho que exista qualquer diferença, por ter se tornado um hino para quem quer que seja. Todo mundo está tentando sobreviver a alguma coisa. As pessoas sempre encaram situações e circunstâncias realmente difíceis – e elas esperam sobreviver.”
A canção, que ganhou um Grammy em 1980, participou da trilha de grandes filmes como “Priscilla, a Rainha do Deserto”, e ganhou inúmeras versões ao redor do mundo.
Matéria: Kika Mesquita
Comments