Em 21 de maio de 1982, o Queen lançava o álbum "Hot Space". O décimo trabalho de estúdio do grupo marcou uma mudança de estilo em relação aos álbuns anteriores, com a inclusão de muitos elementos da música disco, do funk, do R&B, e do pop. O grande sucesso de "Another One Bites the Dust", de 1980, nos Estados Unidos e Reino Unido, influenciou a decisão do Queen de gravar um trabalho mais “dance”.
A maior parte do álbum foi gravada em Munique, durante o período mais turbulento da história da banda. Roger Taylor e Brian May lamentavam o novo estilo, enquanto Freddie Mercury era extremamente influenciado por Paul Prenter.
O álbum gerou o grande hit "Under Pressure", que contou com a parceria de David Bowie. Esta seria a primeira e única colaboração feita entre o Queen e outro músico. Lançada em 1981, a música foi o segundo hit da banda a chegar ao primeiro lugar dos rankings no Reino Unido. A canção era um projeto separado, gravado antes do lançamento do álbum.
O público e a crítica estranharam essa mudança da banda, que era vista como um grupo de rock. Em julho de 2004, a revista Q listou o Hot Space como “um dos quinze álbuns em que grandes artistas do rock perderam o rumo”.
As vendas do álbum são estimadas, atualmente, em torno de cinco milhões de cópias.
Matéria: Kika Mesquita
Comments