Em 9 de março de 1987, U2 lançava seu quinto álbum de estúdio, “The Joshua Tree”. Os dois primeiros singles, "With Or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For", logo alcançaram o primeiro lugar nas paradas norte-americanas, assim como o álbum, que levou o Grammy de Álbum do Ano.
De acordo com Bono Vox, o álbum é um testemunho de uma nação de duas caras que possui grande beleza, mas gera feiúra em sua política (na época referindo-se à era Reagan). "Há duas Américas: há a América mítica e a América real", disse o artista. "Estávamos obcecados pela América na época. A América é uma espécie de terra prometida para o povo irlandês - e depois, uma espécie de terra prometida potencialmente quebrada."
“The Joshua Tree” reuniu o U2 com os produtores Brian Eno e Daniel Lanois, que dirigiram o álbum anterior da banda, “The Unforgettable Fire”. A dupla apoiou a banda em sua experimentação com som ambiente, que foi uma mudança marcante de seus lançamentos seminais de rock/pós-punk. Com “The Joshua Tree”, o U2 queria capturar um panorama cinematográfico da América, em parte explorando seus gêneros musicais e estruturas convencionais de música.
"With Or Without You", o single principal, é uma canção de amor distorcida que mostra Bono dividido entre uma existência doméstica com sua esposa e sua vida na estrada como músico. "I Still Haven't Found What I'm Looking For" é um "hino da dúvida" influenciado pelo gospel que encontra a banda em busca de uma luz, enquanto "Where The Streets Have No Name" mergulha no blues, condizente com letras sobre descobrir quem somos em meio a tempos difíceis.
Outras faixas denunciam a influência das políticas externas americanas em outras nações - algo que Bono testemunhou em primeira mão em sua viagem a El Salvador devastada pela guerra, que inspirou as músicas "Mothers Of The Disappeared" e "Bullet The Blue Sky". A música "In God's Country" usa imagens áridas do deserto e um pouco de guitarra rock 'n roll para desafiar a resistência dos americanos a novas idéias políticas.
Apesar da crítica da banda aos Estados Unidos, “The Joshua Tree”, é seu grande lançamento no país. O álbum lhes rendeu seu primeiro Grammy Awards. Eles levam para casa os troféus de Álbum do Ano e Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocal.
Comentarios