top of page

Há 30 anos, a segunda edição do Rock in Rio estreava no Maracanã

Foto do escritor: Kika MesquitaKika Mesquita

Foto: Reprodução

Em 18 de janeiro de 1991, começava a segunda edição do Rock in Rio. O estádio do Maracanã foi transformado em Cidade do Rock para sediar o festival promovido por Roberto Medina, que novamente brilhou e trouxe grandes nomes para o megaevento. 700 mil pessoas, distribuídas em nove dias, curtiram de perto toda a energia e diversidade da segunda edição que contou com dois palcos móveis e uma grande estrutura. A noite de abertura teve apresentações icônicas de Prince, Joe Cocker, Colin Hay e Jimmy Cliff. Outros grandes shows passaram pelo festival entre 19 e 27 de janeiro de 1991, como: INXS, Carlos Santana, Billy Idol, Engenheiros do Hawaii, Supla, Vid & Sangue Azul, Faith No More, Titãs, Hanoi Hanoi, New Kids On The Block, Run DMC, Roupa Nova, Inimigos do Rei, Sepultura, Judas Priest, Queensryche, Megadeth, Guns N' Roses, Lobão, Sepultura, Laura Finocchiaro, A-ha, Alceu Valença, Serguei, Alceu Valença, Happy Mondays, Paulo Ricardo, Debbie Gibson, Information Society, A-ha, Capital Inicial, Nenhum de Nós, Lisa Stansfield, Deee-Lite, Moraes Moreira e Pepeu Gomes, Leo Jaime e George Michael.

Diante de tantos shows memoráveis que passaram pelo festival de 1991, destacamos alguns:


INXS: Atração principal do dia 19 de janeiro, a banda estava estourada. O álbum “X” havia sido lançado apenas quatro meses antes da apresentação. Uma multidão de aproximadamente 100 mil pessoas, assistiu à grande performance de Michael Hutchence e seus companheiros de banda, que brindaram seu público com uma chuva de hits. New Sensation, Suicide Blonde, Never Tear Us Apart fizeram parte do set list de dezesseis canções.


Faith No More: Após a apresentação no festival, que foi uma indicação de Axl Rose, a banda estourou no Brasil e voltou meses depois para uma miniturnê. O vocalista Mike Patton gravou a canção Lookaway, com o Sepultura.


Sepultura: A banda que colocou o Brasil no mapa do metal, estava vivendo um momento muito especial da carreira. Liderada na época pelos irmãos Max e Igor Cavalera, estava em estúdio, gravando o quinto disco, Arise, quando foram convidados a participar do festival. Com 30 minutos de show fizeram uma apresentação memorável.


O show do A-ha, que aconteceu no dia 26/01, contou com um público de 198 mil pessoas e quebrou o recorde mundial de pagantes em um evento


Guns N' Roses: A banda, que estava no auge, era a mais aguardada do evento e se apresentou em 2 dias nesta edição. A banda liderada por Axl Rose, que estava na sua melhor forma, fez um show antológico na primeira noite, que foi a primeira com o baterista Matt Sorum e o tecladista Dizzy Reed. Algumas das músicas do setlist eram inéditas, e seriam lançadas nas obras-primas Use Your Illusion I e Use Your Illusion II no final do ano.


Confira abaixo os vídeos com momentos dos shows:

Matéria: Kika Mesquita

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Fundado em 2020 

​Por: Kika Mesquita

bottom of page