Em 1 de março de 1994, o Nirvana fazia seu último show. A apresentação aconteceu em um hangar, com capacidade para três mil pessoas, na cidade de Munique, na Alemanha.
A banda vinha de uma longa turnê do disco “In Utero”, na Europa, e Kurt apresentava sinais de cansaço e desgaste. Brigas com a mulher, com a gravadora e ainda uma crise de bronquite pareciam sugar as energias do líder da banda que mudou o cenário da música nos anos 90.
A apresentação não saiu como o planejado por causa de problemas técnicos que chegaram a tirar a banda do palco no começo da música “Come As You Are”. Kurt estava visivelmente esgotado e com um olhar distante, mas os presentes naquela noite não imaginaram que estavam presenciando sua despedida.
O show durou em torno de uma hora e vinte minutos e trouxe no setlist um cover irônico de “My Best Friend’s Cars”, da banda The Cars, e a famosa versão de “The Man Who Sold The World”, de David Bowie. A última música tocada pelo trio Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl em um palco foi “Heart Shaped Box”. Após esse show, a turnê da banda foi cancelada para que Kurt pudesse se tratar em Roma. Na cidade, Kurt teve uma overdose de champagne e alguns acreditam que tenha sido uma tentativa de suicídio.
No dia 05 de abril de 1994, Kurt Cobain deu fim à própria vida, calando para sempre a voz que esteve à frente de uma das maiores bandas de todos os tempos.
Assista abaixo um trecho da última apresentação do Nirvana, na Alemanha:
Matéria: Kika Mesquita
Kommentare