top of page

Há 25 anos, Alanis Morissette chegava ao topo da parada britânica de álbuns com “Jagged Little Pill”

Foto do escritor: Kika MesquitaKika Mesquita

Foto: Reprodução

Em 04 de maio de 1996, Alanis Morissette alcançava a primeira posição da parada de álbuns do Reino Unido com “Jagged Little Pill”. O terceiro álbum de estúdio da artista canadense foi lançado em junho de 1995 pela gravadora Maverick, que esperava vender em torno de 250 mil cópias do trabalho.

Tudo mudou quando um DJ muito influente de Los Angeles começou a tocar "You Oughta Know" na programação de uma rádio americana. A música estourou e seu videoclipe começou a ser exibido na MTV. Depois disso, os outros singles do álbum (Hand in My Pocket, Ironic, You Learn, Head Over Feet e All I Really Want) alcançaram o topo da Billboard.

De acordo com a RIAA, "Jagged Little Pill" é o álbum de estreia de uma cantora feminina mais vendido de todos os tempos, com 16,2 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. O álbum recebeu seis indicações ao Grammy Awards em 1996, e a cantora ganhou nas categorias: "Melhor Performance Rock Vocal Feminina", "Melhor Canção Rock", "Melhor Álbum de Rock" e "Álbum do Ano".

Ao fim de 1995, Alanis embarcou em uma gigantesca turnê mundial e, em 1997, foi indicada a mais duas categorias no Grammy ("Gravação do Ano" e "Melhor Videoclipe de Curta Forma", pela canção "Ironic"). O projeto de vídeo "Jagged Little Pill, Live", com shows da turnê, ganhou o Grammy de 1998 na categoria "Melhor Videoclipe em Longa Forma".

Em 2005, Alanis relançou o álbum em versão acústica, em comemoração pelos 10 anos de carreira.

Matéria: Kika Mesquita

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen

© 2020 por Agência Transforma

bottom of page