Em 10 de fevereiro de 1997, o Blur lançava seu álbum homônimo, o quinto da carreira da banda inglesa. Neste trabalho, o grupo se afastou um pouco da sonoridade conceitual dos discos anteriores e caminhou para um som mais pop e comercial, sem perder sua personalidade. O baterista Dave Rowntree descreveu as canções como mais agressivas e emotivas do que as da discografia anterior do Blur, o que se alinhou à afirmação do produtor Stephen Street, de que Damon começou a escrever letras baseado em experiências pessoais.
O álbum emplacou sucessos como "Beetlebum", "M.O.R." (que tem a assinatura de David Bowie em sua composição), "On your own" e a arrasadora "Song 2", que virou o grande hit mundial da banda.
O disco foi bem recebido pela crítica, que aprovou a mudança de estilo do grupo e as novas composições de Damon Albarn. O álbum alcançou a primeira posição da parada britânica e chegou ao Top 20 em pelo menos seis países. O sucesso de "Song 2" levou Blur ao posto de álbum mais bem sucedido da banda nos Estados Unidos.
Matéria: Kika Mesquita
Comments