top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

Entre o Silêncio e a Sinceridade

Quantas vezes você já teve vontade de dizer o que sente durante um debate divergente, mas preferiu ficar calado e guardar para si mesmo a fim de evitar situações adversas?


Seja na arte, na bolsa de valores ou em qualquer tipo de relação profissional, pessoal ou familiar, sempre encontramos algum momento em que a divergência de opiniões se faz presente. Cabe a nós saber como reagir nesse instante para que todos saiam com pelo menos, boa parte das decisões em comum acordo.

Não é uma tarefa fácil, afinal as pessoas são diferentes, possuem criações, vivências, e experiências distintas. Outra coisa, nem sempre estarão atentas aos pensamentos e desejos do universo alheio. Sendo mais claro e mais direto: a opinião daquele que divide o mesmo sonho ou a mesma meta que você, pode não estar baseada em uma conquista mútua e sim pessoal, egocêntrica e por vezes, equivocada.

Existe também aquela circunstância em que o músico, o artista ou a personalidade de um integrante de um projeto artístico qualquer tende a buscar um caminho completamente controverso ao que foi proposto no início da parceria. Se você percebe que isso está acontecendo, não exite em debater, mas o faça com cautela, com sorriso no rosto, no olhar, elogiando sinceramente as partes boas do seu sócio "oponente", e em seguida deixe-o a par de tudo o que você supostamente está percebendo em suas atitudes. Podem tentar usar também uma avaliação 360 graus, onde todos apontam os prós e contras de cada um, a fim de buscar uma ascensão eficaz para o trabalho proposto e indiretamente uma evolução pessoal. Agindo assim, pensando antes de falar e falando o necessário e essencial na hora certa, as chances de resolverem a situação e seguirem por um caminho melhor serão bem maiores. Mas se houver discussão, agressões verbais, ameaças, chantagens ou outros elementos do mesmo nível, por favor, repense a respeito de sua permanência no projeto, afinal o mais difícil não é conquistar o sucesso e sim encontrar as pessoas certas para caminharem juntas e juntas atravessarem diversas fases na carreira derrubando barreiras, tabus e cada vez mais fortalecidos para que o debate transparente e sereno, somado ao estudo e perspicácia possa os levar a alçar vôos mais altos, mais prazerosos e a atingir conquistas cada vez mais perigosas.


Vamos tentar??...

Boa sorte e boas energias!!

E. Tchello




bottom of page