top of page

Do entretenimento à física quântica, terceiro dia do Rio2C entrecruza diálogos sobre ciência, esporte, música, criatividade e audiovisual

  • Foto do escritor: Kika Mesquita
    Kika Mesquita
  • 1 de jun.
  • 4 min de leitura
Foto: Reprodução / Divulgação / Rio2C
Foto: Reprodução / Divulgação / Rio2C

O cosmólogo Mario Novello, os diretores de televisão Boni e Boninho, a presidente do SBT Daniela Beyruti e os cantores Lulu Santos e Xande de Pilares foram alguns dos nomes que movimentaram a programação desta quinta-feira


O terceiro dia do Rio2C foi marcado pela diversidade de temas e personalidades que passaram pelos palcos do maior evento de criatividade da América Latina. A Cidade das Artes recebeu nomes como Boni e Boninho, Lulu Santos, Xande de Pilares, Marjorie Estiano, Emilio Dantas, Flávia Alessandra, Gaby Amarantos, Filipe Ret, Tiago Iorc, além de representantes nacionais e internacionais da indústria criativa, em áreas como audiovisual, esportes, games, tecnologia e educação.


Boni e Boninho discutem o futuro da TV no Brasil

Logo pela manhã, Boni e Boninho — pai e filho que são referências na televisão brasileira — protagonizaram um encontro geracional em que relembraram o passado, debateram o presente e apontaram caminhos para o futuro da TV no país. A revolução do streaming, a mudança nos hábitos do espectador e a criação de conteúdo na era da inteligência artificial foram temas centrais do painel.


Boni contou histórias sobre a fundação da TV Globo e estratégias que a levaram à liderança em audiência, chegando a alcançar 70% de share por décadas. Aos 89 anos, segue ativo como presidente da TV Vanguarda e demonstrou total familiaridade com os desafios contemporâneos. “Há um equívoco de tratar de formas diferentes a TV aberta e o streaming. É um único mundo, e esses mundos têm que coexistir”, afirmou.


Boninho complementou: “Estamos saindo da era da multiplataforma e entrando na era das multitelas. Você pode complementar um conteúdo unindo as duas coisas”. Ele ainda anunciou um projeto que será exibido simultaneamente na Disney+ e no SBT.


Novidades do SBT e da Max

O SBT apresentou novidades em um painel no StoryVillage com a presidente da emissora, Daniela Beyruti, e o jornalista César Filho. O espaço também contou com discussões sobre o crescimento das novelas no TikTok e a reinvenção do UOL, que debateu novos modelos narrativos e de negócios para o jornalismo digital.


No GlobalStage, a Max anunciou produções inéditas, como a série Praia dos Ossos, baseada no podcast da Rádio Novelo, estrelada por Marjorie Estiano e Emilio Dantas, com direção de Andrucha Waddington. Grazi Massafera subiu ao palco para falar sobre Dona Beja, próxima novela da Max, com estreia prevista para o primeiro trimestre de 2026. Também foi exibido um teaser da série Máscaras de Oxigênio (não) cairão automaticamente, com Johnny Massaro.


Lulu Santos e Xande de Pilares falam da TV em suas trajetórias

Lulu Santos e Xande de Pilares participaram de entrevistas em que destacaram a importância da televisão em suas carreiras. Xande se declarou noveleiro e contou como a TV foi essencial em sua formação musical. Já Lulu relembrou o impacto de sua participação como jurado do The Voice Brasil e arrancou gargalhadas ao contar sobre sua demissão da gravadora Som Livre no mesmo dia em que conseguiu emplacar uma música em trilha de novela.


Xande emocionou o público ao lembrar do churrasco que fez para comemorar a estreia de A Dona do Pedaço, cuja abertura trazia a música Tá Escrito, de sua autoria. Após o painel, Lulu participou ainda do projeto Por Onde Anda a Sua Cabeça, conduzido por Raoni Carneiro, que também entrevistou a escritora Thalita Rebouças.


Os caminhos para o Oscar

O evento recebeu três importantes nomes do cinema internacional: Axel Kuschevatzky (O Segredo dos Seus Olhos, Argentina, 1985), Maria Carlota (VideoFilmes, Ainda Estou Aqui) e Muriel Cabeza (Os Enviados, O Segredo dos Seus Olhos), que discutiram os bastidores das produções latino-americanas e os caminhos para o reconhecimento internacional, incluindo o Oscar.


Ciência e universo no Brainspace

O BrainSpace foi palco de reflexões sobre ciência, memória e saúde. O cosmólogo Mario Novello lançou seu livro Do Big Bang ao Universo Infinito, apresentando de forma acessível conceitos complexos da física. Ele defendeu que o Big Bang pode não ter acontecido, e discutiu relações entre ciência, religião e cosmologia: “Contradição é Fla-Flu. A religião é baseada na fé; a ciência, na observação. A força que controla o universo é a gravitacional.”


Outros destaques do BrainSpace incluíram a neurocientista Virginia Chaves, o CEO Flavio Helder (BFV), as psicólogas Ediane Ribeiro e Fe Lopes, a fisioterapeuta Marcela Gomide e a consultora em neurociência Nathalia Yunes.


Moda, arte, ancestralidade e IA no Arts&Crafts

O palco Arts&Crafts debateu o morar contemporâneo, a colaboração entre moda e entretenimento, arte indígena, carnaval, inteligência artificial e ancestralidade. Participaram nomes como Luciana Fonseca, Patricia Quentel, Eneas Scabello (C&A), Vitória Cribb, Alberto Pitta, Regina Casé, Renata Tupinambá e Sioduhi.


Música e tecnologia nos palcos Soundbeats

Os palcos Soundbeats I, II e III reuniram artistas como Filipe Ret, Gaby Amarantos, Wilson Simoninha e Tiago Iorc, além de executivos da Warner, Universal, YouTube Music, TIM, Riot Games e Virgin Music Group. Os debates abordaram IA, acessibilidade, exportação musical, conexões com games e o papel da música como força de inovação e impacto social.


Esporte e sociedade no SportsON

O palco SportsON debateu o impacto da transformação digital nas transmissões esportivas, o papel do esporte na reconfiguração das cidades, sustentabilidade e liderança. Entre os participantes estiveram Denis Gavazzi (Bandeirantes), Felipe Tebet (CazéTV), Karine Alves (TV Globo), Sheilla Castro, Kahena Kunze, Aretha Duarte, entre outros nomes relevantes do setor.


Futuro do trabalho e educação no Future.U

O Future.U promoveu debates sobre diversidade, cultura organizacional, proteção digital, bem-estar e liderança. Estiveram presentes nomes como Raquel Virgínia, Patricia Blanco, Pedro Hartung, Juliana Cunha (SaferNet), Alana Rizzo (YouTube), Edu Carvalho (UOL), entre outros especialistas de diversas áreas.


Sustentabilidade e bem-estar no Biodom

O Biodom discutiu práticas integrativas, consumo consciente, saberes tradicionais, medo do futuro e gamificação voltada à sustentabilidade. Participaram nomes como Alice Pataxó, Adilbênia Machado, Eduardo Sá, Isabelle Christina (UNICEF), Simone Kliass (XRBR) e Rodrigo Gianesini.


Inovação e tecnologia no New Frontier

O palco New Frontier abordou inteligência artificial, saúde mental, robótica e o futuro do trabalho. Entre os convidados estavam Eduardo Freire (FWK), Ana Carolina Peuker (Bee Touch), Igor Leo Rocha (AfroSaúde), Sylvia Hartmann (Remota) e Luiz G. S. de Oliveira (FGV Energia).


Marcas, criatividade e influência no House of Brands

O House of Brands discutiu branding, inteligência artificial no marketing, memes, renovação de produtos e comunicação omnichannel. Entre os nomes estavam Vivianne Gonçalves (GM), Rafael Fortes (Porta dos Fundos), Claudio Paim (Globo), Bernardo Leão (Magazine Luiza) e Rafa Lotto (YOUPIX).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Fundado em 2020 

​Por: Kika Mesquita

bottom of page