top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

“Champ”: escritor cria campanha virtual para lançamento de biografia de Champignon, do CBJr


Foto: Marcos Hermes

A brilhante trajetória de um dos músicos mais emblemáticos da cena musical do país, o saudoso “Champignon”, inspirou o escritor, repórter e quadrinista niteroiense Pedro de Luna na criação do livro “Champ”. Para viabilizar o lançamento da biografia, o jornalista criou um crowdfunding, que começou no dia 1/06 e pode ser acessada através da plataforma kickante.


Apelidado de “Champignon” porque o seu cabelo só crescia para cima, Luiz Duarte Jr. conheceu Chorão quando tinha apenas 12 anos. E não desgrudaram mais. Fundadores da banda Charlie Brown Jr., trilharam uma carreira de sucesso, com viagens, prêmios e diversos discos de ouro e platina.


Em “Champ” os fãs conhecerão mais a fundo a história do exímio baixista que faleceu em setembro de 2013, apenas seis meses depois da morte do vocalista Chorão. O livro está pronto desde o ano passado, mas na ocasião a campanha de crowdfunding não bateu a meta e o projeto foi adiado para 2022. No entanto, foi realizada uma pesquisa com os fãs que votaram numa das quatro opções de capa. A preta venceu e foi escolhida para a obra, que terá mais de 400 páginas. Este será o 16º livro do escritor e jornalista Pedro de Luna, 47 anos, autor das biografias da banda Planet Hemp, do baixista Speedfreaks, do guitarrista Gilber T, do professor Chico Alencar, do quadrinista Marcatti, do festival Porão do Rock, entre outros.


O livro "Champ" é 100% independente, sem patrocínio, edital ou lei de incentivo, mas conta com o apoio da família do músico. O pai, Sr. Leão, tocava violão e matriculou o pequeno Luiz no Conservatório de Música aos seis anos de idade, e a irmã Eliane acompanhou a ascensão do baixista. Ainda assim, o foco de “Champ” é na carreira profissional de Champignon, sem entrar na seara íntima.


“Champ” aborda as primeiras bandas, a cena santista, e toda a jornada de Champignon no Charlie Brown Jr. até 2005, quando ele, o guitarrista Marcão e o baterista Pelado se desentenderam com Chorão e o empresário do grupo. Dali em diante o livro acompanha os rumos do baixista com outras bandas, entre elas a Nove Mil Anjos, com o baterista Junior Lima. O músico foi um dos tantos entrevistados que ajudaram a entender o caminho do premiado instrumentista, assim como outros músicos, o produtor Tadeu Patolla, jornalistas, VJs da MTV, produtores, fotógrafos e, claro, os fãs do CBJr e os chamados “Champirados”.


Champignon retornou ao Charlie Brown Jr. em 2011, assim como o guitarrista Marcão, e ambos permaneceram até a morte de Chorão, em março de 2013. A partir dali os músicos remanescentes fundaram "A Banca", que terminou com a partida de Champignon em setembro.

A biografia segue até os desdobramentos e as homenagens póstumas, e conta com uma detalhada cronologia de shows, prêmios, lançamentos de CDs, DVDs e videoclipes, e outros marcos importantes, além de uma pesquisa detalhada que consumiu dois anos de trabalho.

Tudo isso embasado em dezenas de entrevistas exclusivas e inéditas, vídeos, documentos, reportagens, panfletos, credenciais e fotografias de acervos pessoais. Por essas e outras, “Champ” é um verdadeiro documento que registra a história de Champignon e do CBJr, mas também de 30 anos do rock nacional. Um legado desse baixista dos sonhos que conquistava a todos com o seu talento e a sua alegria.


Para o autor, “Champ” coloca mais uma peça no pouco conhecido quebra-cabeças da cena roqueira brasileira dos anos 1990 e 2000: “Ainda temos poucas biografias desse período, então cada livro publicado sobre bandas, festivais e pessoas importantes para a época são importantes para que a história seja preservada”. O que inclui o próximo livro de Luna: “Tenho um acordo assinado com o Fred, baterista original dos Raimundos. Então se tudo der certo e o livro do Champignon bater a meta, a próxima campanha será a da biografia dele.”


O crowdfunding para o livro sobre Champignon começou no dia 1/6 e a meta é arrecadar R$ 30 mil para bancar todos os custos. Quem adquirir um exemplar terá o nome nos agradecimentos e receberá o livro em casa com a dedicatória do autor. E mais: uma parte da renda será revertida para o Centro de Valorização da Vida (CVV). A página para colaborar e ajudar a viabilizar a biografia é www.kickante.com.br/l/livrodochamp .




Comentarios


bottom of page