Busto roubado do túmulo de Jim Morrison é localizado, por acaso, após 37 anos
- Kika Mesquita
- 20 de mai.
- 2 min de leitura

Um busto memorial roubado do túmulo de Jim Morrison há 37 anos foi recuperado em Paris. A pequena escultura do vocalista do The Doors foi encontrada durante uma investigação conduzida pelo braço financeiro e anticorrupção da polícia francesa — sem qualquer relação com o roubo original —, segundo publicação feita no Instagram oficial da corporação.
Poucos detalhes sobre a investigação foram divulgados, e nenhum suspeito foi identificado em relação ao furto da peça, que homenageava o cantor falecido em 1971.
Ainda não se sabe se o busto será recolocado no túmulo. Em entrevista ao jornal francês Le Figaro (via BBC News), o curador do cemitério afirmou: “A polícia não nos contatou, então não sei se o busto será devolvido."
A escultura em mármore branco foi criada pelo artista croata Mladen Mikulin em homenagem ao 10º aniversário da morte de Morrison. Ela foi colocada no túmulo em 1981, mas desapareceu em 1988, sete anos depois.
Uma foto divulgada pela polícia mostra que a peça permanece danificada — sem nariz e boca — exatamente como estava antes de ser roubada.
Um porta-voz do espólio de Jim Morrison declarou à Rolling Stone que a família ficou feliz com a notícia e considerou importante a recuperação dessa “parte da história”. Segundo o comunicado, os familiares esperam que o busto volte ao local original.
Jim Morrison morreu em julho de 1971, aos 27 anos, e foi encontrado em uma banheira de um apartamento em Paris. Na época, ele e o The Doors estavam no meio do processo de gravação do sétimo álbum da banda, Other Voices. A causa oficial da morte foi registrada como insuficiência cardíaca.
Seu túmulo, no famoso cemitério Père-Lachaise, é ponto de peregrinação de fãs até hoje. A área, conhecida como "canto dos poetas", tem diversas lápides cobertas por grafites em homenagem ao artista. Em 2021, no 50º aniversário de sua morte, fãs se reuniram mais uma vez ao redor da sepultura para prestar homenagens.
Recentemente, foi anunciado um novo documentário que pretende explorar teorias de que Morrison ainda estaria vivo. Intitulado Before The End, o filme foi criado pelo superfã Jeff Finn e examina supostas evidências, incluindo a existência de um homem chamado “Frank X”, que trabalha com manutenção em Syracuse, Nova York, e que alguns acreditam ser Morrison disfarçado.


Comments