top of page
  • Foto do escritorKika Mesquita

Bumblefoot fala sobre a experiência de gravar o álbum "Chinese Democracy", do Guns N' Roses


Foto: Reprodução

O talentoso guitarrista Ron "Bumblefoot” Thal juntou-se ao Guns N’ Roses no ano de 2006 e participou das gravações do álbum “Chinese Democracy”, que foi lançado dois anos depois e vendeu meio milhão de cópias. O músico relembrou a produção do álbum durante uma entrevista para a “Rob's School Of Music”:

"É um álbum histórico de uma banda histórica, e sou muito grato por ter tido a oportunidade de contribuir e fazer parte dele”, disse Bumblefoot, que acrescenta:

"Quando entrei na banda, começamos a tocar algumas das músicas ao vivo. Mas chegando no estúdio, eu ouvi muitas coisas pela primeira vez, e estava lidando com uma música que já está estava quase pronta e foi um desafio encontrar o lugar certo. Mas você tem que dar todo o crédito a Axl Rose, e Caram Costanzo que produziram o álbum e tomaram as decisões sobre quais partes de guitarra eles queriam usar, quais eles achavam que eram as melhores, quais deveriam ser silenciadas. Eu passaria o dia todo com o Caram. Tocávamos algo para o Axl - ou mandávamos algo para ele ou o que quer que fosse. E então, depois de dar a eles várias opções de escolha, eles escolheriam o que achavam que se encaixava melhor na música.

Em uma outra entrevista em novembro do ano passado, para o podcast "Guitar Villains" do Music Is Win, Thal disse que "Chinese Democracy" é um álbum "único" que será visto de maneira mais favorável pelos fãs com o passar do tempo. "Na época, as pessoas ainda falavam sobre como demorou tanto para ser feito, e custou tanto dinheiro e todas aquelas bobagens. E eu sempre disse, espere 20 anos. As pessoas vão se esquecer de todas essas coisas, de toda essa bagagem que estão tentando anexar a esse álbum. E vão ouvi-lo como ele é e apenas ouvi-lo como música, e eles ouviremos tantas camadas de coisas e uma combinação tão interessante de partes e pessoas e mudanças até mesmo no estilo e na tecnologia que estava acontecendo ao longo de muitos anos, desde quando eles começaram a escrever até estarem nas prateleiras das lojas. E eu não acho que nenhum outro álbum na história do rock passou por esse tipo de mudança. Portanto, é um álbum muito especial com muita história dentro de cada música que tem camadas para ele. E eu sou grato por eles terem me colocado nisso.

Thal nunca anunciou oficialmente sua saída do Guns N’ Roses, mas fontes dizem que o guitarrista saiu da banda em 2014. Mais tarde, Thal revelou que estava se concentrando em sua carreira solo e outros projetos depois de passar oito anos tocando no Guns.

Atualmente, o músico é membro do Sons of Apollo, que também conta com o baterista Mike Portnoy, o tecladista Derek Sherinian e o baixista Billy Sheehan. A banda lançou seu segundo álbum de estúdio, "MMXX" (pronunciado: 20/20), em janeiro do ano passado.

Matéria: Kika Mesquita

bottom of page